ATOP Tchaoudjo/L’ARETHES renforce les capacités de ses membres régisseurs lumière ANP Niamey : Réception de plusieurs contributions en nature et en espèces au profit du FSSP MAP Kenya: OCP Africa lance son School Lab au profit de 45.000 agriculteurs ANG Celebrações de 25 de Abril/Presidente da República sublinha papel da Guiné-Bissau na Revolução ANG Comunicação Social/ Jornalistas participantes no seminário sobre “Verificaçao dos Factos”, criam rede para combater “falsas notícias” MAP L’UE débloque 47 millions d’euros pour la lutte contre le terrorisme au Bénin APS SENEGAL-SOCIETE / Accident meurtrier de Koungheul : Bassirou Diomaye Faye appelle les services compétents à porter assistance aux victimes APS SENEGAL-AFRIQUE-SECURITE / Gambie : décès d’un soldat sénégalais de la mission militaire de la Cedeao (armée) – Agence de presse sénégalaise – APS ANP A Washington, le Premier Ministre nigérien échange avec le Vice-Secrétaire d’Etat américain sur la dénonciation des accords de défense entre les deux pays AIP La loi portant orientation de la politique nationale de promotion des PME en révision

Câmara da Praia assina protocolo de financiamento com 42 associações comunitárias


  16 Décembre      44        Politique (25373),

 

Cidade da Praia, 16 Dez (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia assinou esta quarta-feira, nos Paços do Concelho, um protocolo de financiamento no valor de 500 mil escudos com 42 associações comunitárias, para que estas possam dar nova dinâmica à comunidade onde estão inseridas.
O evento, que acontece no âmbito do 1º Edital do Programa de Financiamento das Associações Comunitárias, foi considerado pelo presidente da Câmara da Praia, Francisco Carvalho, como o início de uma “nova fase” entre a autarquia e as associações comunitárias.
“Para nós, um dos aspectos mais importante deste evento é a questão de confiança, pois sabemos a ideia existente quanto aos movimentos associativos e a noção que estes têm dos políticos, pelo que queremos marcar diferenças neste aspecto”, disse.
Neste sentido, lembrou que a câmara avaliou para este programa 44 candidaturas, mas que apenas 42 foram admitidas, já que duas outras foram anuladas, por não cumprirem os requisitos.
Neste processo, Francisco Carvalho alertou as associações que após a disponibilização da primeira tranche do valor 500.00$00 (quinhentos mil escudos) terão de apresentar um relatório para que possam receber a segunda parte do financiamento.
Com este processo, a Câmara Municipal garante ainda uma gratificação a dois jovens voluntários, por um período de doze meses, criando condições mínimas para que as associações funcionem, implementem os seus planos de actividades e respondam às exigências de seguimento e avaliação.
Em declarações à Inforpress, o representante da Associação de Moradores de Santaninha, o primeiro a rubricar o protocolo, manifestou a sua gratidão para com o programa que irá ajudar o grupo a desenvolver actividades para ocupar jovens da comunidade.
“As nossas actividades estão voltadas para jovens, com aulas de desporto, assim como outras para mulheres e jovens da zona”, disse Alison Cardoso, que avança ainda que o projecto da associação contempla formação profissional a três jovens, ex-reclusos, que querem mudar o rumo das suas vidas.
Já para a representante do Movimento Jovens pela Paz, Tíana Silva, o financiamento irá servir para dar corpo ao projecto “Praia Mesti Paz”, com actividades e iniciativas que visam promover a paz na Cidade da Praia.
“O nosso público-alvo serão as crianças e adolescentes, pois, queremos com isto trabalhar na prevenção, pelo que vamos abrir a escola da paz, um espaço onde as crianças irão aos fins-de-semana para aprender a promover e a cultivar a paz”, concluiu.
O Iº Edital do Programa de Financiamento das Associações Comunitárias é tido como um instrumento que visa incentivar, valorizar e fomentar o associativismo comunitário.

Dans la même catégorie