MAP M. Bourita réitère l’engagement du Maroc pour réussir les processus électoraux en Afrique APS SENEGAL-SUISSE-CULTURE / Matam : des comédiens formés aux techniques scéniques et théâtrales APS SENEGAL-AFRIQUE-AVIATION / Supervision de la sécurité de l’aviation : le Sénégal en tête dans la zone UEMOA APS SENEGAL-GUINEEBISSAU-COOPERATION / Dakar et Bissau ont discuté des ”sujets visant à renforcer leurs relations séculaires” APS SENEGAL-SUISSE-CULTURE / L’association ContinentPremier célèbre la journée mondiale de l’Afrique, le 25 mai à Genève APS SENEGAL-SANTE-ACCES / Un spécialiste propose une approche multisectorielle pour une effectivité de la Couverture sanitaire universelle APS SENEGAL-AGRICULTURE / Le Sénégal importe 70, voire 80 % de ses besoins alimentaires, selon Mabouba Diagne APS SENEGAL-ENTREPRENEURIAT / La France accorde des prêts à 30 petites entreprises sénégalaises APS SENEGAL-GUINEEBISSAU-VISITE / Le président Faye en Guinée-Bissau pour consolider l’axe Dakar-Bissau MAP RDC: la Monusco confirme la fin ce 30 avril de ses opérations au Sud-Kivu (communiqué)

Legislativas 2021/Fogo: Governo herdou “mais de um milhão de contos de dívida” da estrada circular do Fogo


  5 Avril      24        Société (45172),

 

São Filipe, 05 Abr (Inforpress) – O governo herdou, em 2016, uma “dívida superior a um milhão de contos”, só com indemnização que está ainda a liquidar referente à estrada circular do Fogo, um dos constrangimentos que impediu a sua continuidade.

Quem o afirmou foi o candidato do MpD às eleições legislativas do dia 18, Filipe Santos, que, confrontado com afirmação da lista adversária de que a promessa da segunda fase da estrada circular, que foi muito crítica pelo MpD enquanto oposição, não foi cumprida, reconheceu e justificou com as secas consecutivas e com a pandemia.

“O anel rodoviário encontramos uma dívida, só de indemnização, no valor de mais de um milhão de contos, que o Governo está a pagar ainda”, disse o cabeça-de-lista do MpD pelo círculo eleitoral do Fogo, deixando garantia de que a sua conclusão está no plano e logo que o seu partido “renovar o mandato vai concluir a circular”.

Com relação ao aeroporto, avançou que em 2016 o MpD prometeu um aeroporto iluminado, moderno e requalificado, com melhores condições, adiantando que neste momento o estudo está concluído e que não foi socializado por indicação da Comissão Nacional das Eleições (CNE).

O projecto prevê ainda intervenção na melhoria da aerogare, criando as condições para receber os passageiros.

A candidatura do MpD promoveu, domingo, 04, acção de campanha, nomeadamente porta a porta, nas localidades de Ponta Verde, Curral Grande, Lomba e Ribeira Filipe, para passar a mensagem, “sobretudo aos eleitores indecisos“ que não votaram nas eleições autárquicas de 2020 por “algum descontentamento.

As equipas estão no terreno para “esclarecer e conquistar votos” para o MpD e o seu presidente Ulisses Correia e Silva, cuja vitória no dia 18, assumiu o candidato “é fundamental, por ser o único candidato que está às alturas para continuar a pilotar Cabo Verde”, justificando que “pilotou dentro de turbulência” e por isso “não é momento para trocar de capitão”.

Hoje, a caravana do MpD vai centralizar as suas actividades nos bairros de Columbia e Fonte Aleixo e nas localidades de Inhuco, Ponta Verde e Campanas de Cima, e um encontro com população de Velho Manuel.

Quanto aos municípios de Santa Catarina e Mosteiros, não foi facultada a programação das equipas locais.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

JR/AA

Inforpress/Fim

Dans la même catégorie