AIP La Côte d’Ivoire et la province du Nouveau-Brunswick au Canada renforcent leur coopération multi sectorielle AIP La CCI-CI adhère au « Pacte mondial » des Nations Unies pour l’atteinte des ODD AIP REVUE DE PRESSE : Le point de presse du ministre gouverneur, Cissé Bacongo font les Unes des journaux ce vendredi AIP Les lauréats de la 1ère édition du concours de Dictée et de Mathématiques récompensés AIP La ministre Belmonde Dogo tisse des partenariats avec des organisations internationales aux Emirats Arabes Unis pour l’autonomisation des personnes vulnérables AIP Un accord de partenariat entre la BRVM et la GGGI pour la promotion de la finance verte MAP Côte d’Ivoire: la CAN 2023 rapporte un bénéfice de 80 millions de dollars à la CAF APS SENEGAL-LITTERATURE / La fondation Léopold Sédar Senghor va bientôt célébrer ses cinquante ans (secrétaire général) MAP RDC: plus de 24.000 décès dus au paludisme en 2023 (officiel) MAP La Côte d’Ivoire décide le rapatriement de 55.000 réfugiés burkinabè (ministre)

SADC CONDENA ACTOS DE INSTABILIDADE NA REGIÃO


  24 Mars      33        Politique (25373),

 

Luanda, 24 de Março (ANGOP) – O presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Nyusi, afirmou terça-feira,23, que os países membros da organização vão continuar a preservar a paz e rejeitam todas as manifestações de instabilidade, incluindo o terrorismo e o extremismo.

“Por isso, inspirados no Dia da Libertação da África Austral e no heroísmo dos que tombaram pela nossa liberdade, continuaremos a preservar com zelo a nossa paz, rejeitando, colectivamente, todas as manifestações de instabilidade, incluindo o terrorismo e o extremismo na nossa região.
Lutaremos firmemente para que o atraso e a pobreza sejam relegados para a história”, salientou.

Em alusão ao Dia da Libertação da África Austral, assinalado dia 23, o também Presidente da República de Moçambique lembrou que, há 33 anos, milhares de filhos e filhas valentes da África Austral entregaram as suas vidas numa batalha que marcou o ponto de viragem no processo de libertação total da região do colonialismo e de regimes minoritários.

Filipe Nyusi justificou na sua mensagem que, com a efeméride, a SADC rende a homenagem merecida aos homens e mulheres que tudo deram, sacrificando a sua juventude e a sua própria vida para que hoje a região desfrute da liberdade, condição para a paz, progresso e bem-estar que todos os Estados Membros, que estão empenhados em alcançar, no quadro do Tratado da organização.

No dia 23 de Março, disse, a organização presta, igualmente, tributo aos visionários líderes da região que, ao fundarem a SADC, demonstraram o mais elevado grau de Pan-africanismo.

Recordou que, em 2020, a SADC completou 40 anos orgulhosa das conquistas alcançadas, sobretudo, nas frentes política, social e económica, o que torna a região numa das mais pacíficas e estáveis do continente africano.

O 23 de Março foi instituído Dia da Libertação da África Austral em 2018, em Windhoek, Namíbia, durante a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC.

O dia 23 de Março de 1988 marca o fim da Batalha do Cuito Cuanavale, no Sudeste de Angola, onde as então FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola) e as FAR (Forças Armadas Revolucionárias, de Cuba) defrontaram o exército da maior potência militar regional, a África do Sul, e as ex-forças da UNITA.

A vitória das FAPLA e FAR nesta batalha representou uma viragem decisiva na África Austral, em prol do progresso, da paz e libertação dos povos africanos oprimidos pelo regime do apartheid.

Criada a 17 de Agosto de 1992, em Windhoek, a SADC tem como objectivo promover o crescimento e desenvolvimento económico e sustentável, aliviar a pobreza, aumentar a qualidade de vida dos povos da região e prover auxílio aos mais desfavorecidos.

Integram a organização Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Ilhas Comores, Eswatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Ilhas Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Dans la même catégorie