MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Santiago Norte: Municípios vestem-se de luzes e belas cores para receber o Natal


  19 Décembre      83        Innovation (142), Photos (4436),

 

Assomada, 19 Dez (Inforpress) – Os seis municípios de Santiago Norte já se “vestiram” de luzes e de belas cores para receber o Natal, com Santa Catarina a destacar-se pela delicadeza dos milhares de luzes de Natal que Assomada ganhou com uma iluminação especial.
Nos demais municípios já foram colocadas árvores e luzes de Natal, mas em Santa Catarina quem sai às ruas do centro da cidade de Assomada não deixa de perceber a delicadeza dos milhares de luzes de Natal que a urbe ganhou com essa iluminação especial.
A zona pedonal e o Paços do Concelho de Santa Catarina, casas particulares e muitos outros locais estão, à noite, com um novo brilho, sendo que em São Miguel e Santa Cruz toda iluminação de Natal encontra-se nas praças centrais junto dos edifícios das respectivas câmaras municipais.
Os santa-catarinenses entrevistados pela Inforpress elogiaram a beleza da decoração, dos milhares de pequenas luzes de várias cores e em diferentes formas que, sem dúvidas, deixaram a cidade de Assomada “mais bonita e iluminada”.
Todos que passam pela Zona Pedonal de Assomada mostraram-se ainda “encantados com a árvore de Natal (natural) e o presépio na Praça Central.À iluminação especial que pode ser vista ao longo da Zona Pedonal António Mascarenhas, junta-se a das lojas e casas de alguns moradores que também deram um “toque especial” em homenagem ao Natal.
Em Assomada, a Inforpress constatou que algumas lojas já colocaram alguns produtos em promoção, sobretudo os boutiques, numa altura que ainda decorre uma feira na Zona Pedonal com produtos de Natal.
No âmbito das festividades de Natal, diversas instituições e autarquias da Região de Santiago Norte estão a promover iniciativas destinadas às crianças, idosos e pessoas vulneráveis, que vão desde almoços, brincadeiras, lanches, passando pela entrega de prendas e cestas básicas.
O Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV) já realizou a tradicional festa de Natal antecipada com os pacientes e seus familiares.
Já a Câmara Municipal de Santa Cruz promove desde quarta-feira e durante três dias, uma Feira de Natal e ainda vai realizar esta sexta-feira, a partir das 19:00, uma “Cantada de Natal”. Os dois eventos terão como palco a Praça dos Paços do Concelho.
Em Santa Catarina, as actividades iniciam-se este sábado, 21, dia em que a autarquia, que já realizou a primeira Noite Branca no passado sábado, no âmbito da quadra natalícia, vai levar para a Zona Pedonal “brincadeiras palhaçarias” para a pequenada.
O evento, que deverá principiar a partir das 14:00, pretende fazer com que as crianças possam vivenciar a quadra natalícia com diversões desde pula-pula, kartings, pintura facial, estória estória, triciclos para bebés e matraquilhos com o palhaço XclumBumBa.
Também este sábado, a edilidade, através do pelouro do Desenvolvimento Social, vai juntar mais de 400 idosos, de todas as zonas de Santa Catarina, no polidesportivo Celestino Almada, em Nhagar, para o tradicional almoço de Natal.
O evento deverá principiar a partir das 10:30, com exercício físico, seguindo-se um lanche para retemperar forças e mensagens alusivas à época natalícia, uma missa (12:00), o almoço de confraternização e culmina à tarde com actividades culturais.
A Câmara Municipal do Tarrafal, através do pelouro do Desenvolvimento Social, vai também reunir mais de 700 idosos de várias localidades para um almoço de Natal, este sábado, 21.
No entanto, alguns municípios da região Norte vão realizar a tradicional passagem do ano com fogos de artifícios e com atuação de vários artistas.

Dans la même catégorie