AIP La Côte d’Ivoire et la province du Nouveau-Brunswick au Canada renforcent leur coopération multi sectorielle AIP La CCI-CI adhère au « Pacte mondial » des Nations Unies pour l’atteinte des ODD AIP REVUE DE PRESSE : Le point de presse du ministre gouverneur, Cissé Bacongo font les Unes des journaux ce vendredi AIP Les lauréats de la 1ère édition du concours de Dictée et de Mathématiques récompensés AIP La ministre Belmonde Dogo tisse des partenariats avec des organisations internationales aux Emirats Arabes Unis pour l’autonomisation des personnes vulnérables AIP Un accord de partenariat entre la BRVM et la GGGI pour la promotion de la finance verte MAP Côte d’Ivoire: la CAN 2023 rapporte un bénéfice de 80 millions de dollars à la CAF APS SENEGAL-LITTERATURE / La fondation Léopold Sédar Senghor va bientôt célébrer ses cinquante ans (secrétaire général) MAP RDC: plus de 24.000 décès dus au paludisme en 2023 (officiel) MAP La Côte d’Ivoire décide le rapatriement de 55.000 réfugiés burkinabè (ministre)

Sudão/Exército denuncia tentativa de golpe de Estado


  21 Septembre      61        Politique (25373),

 

Bissau, 21 Set 21 (ANG) – Uma tentativa fracassada de golpe de Estado ocorreu na segunda-feira no Sudão, avançou o exército através de um comunicado, sem identificar os autores da conspiração.

O Sudão “escapou” a uma tentativa de golpe de Estado, segunda-feira, anunciou segunda-feira o exército num comunicado lido na televisão nacional, precisando que as autoridades controlam a situação.

Mohamed al Faki Suleiman, porta-voz do conselho de transição, declarou à agência Reuters que a tentativa de golpe de Estado teve lugar  segunda-feira, e que os suspeitos vão começar a ser interrogados em breve. Os autores da conspiração não foram identificados.

Segundo fonte governamental, os golpistas tentaram assumir o controlo do prédio dos meios de comunicação do Estado, mas « falharam ».

“Houve uma tentativa de golpe fracassada, o povo deve opor-se » a esta situação, referiram os meios de comunicação do Estado.

Separadamente, uma fonte militar disse que um grupo de oficiais militares estava « envolvido na tentativa », mas o grupo foi « imediatamente » impedido de levar à frente a tentativa de golpe.

Esta terça-feira, a circulação no centro de Cartum parecia fluida, nomeadamente nas imediações do quartel-general do exército. No entanto, os serviços de segurança bloquearam o acesso à ponte principal que liga Cartum à cidade de Omdurman, do outro lado do Nilo. 

A tentativa de golpe teve como alvo o Governo de transição sudanês estabelecido após a queda, em Março de 2019, do Presidente Omar al-Bashir, deposto após 30 anos à frente do Governo do Sudão.

Desde então, o Sudão conhece uma transição frágil, marcada por dificuldades económicas e profundas divisões políticas.

Nos últimos meses, o executivo encetou uma série de reformas económicas difíceis, com objetivo de qualificar-se para um programa de alívio da dívida do Fundo Monetário Internacional (FMI). As medidas incluem a redução de subsídios e o estabelecimento de uma flutuação controlada da moeda local, medidas “muito severas” para os sudaneses, que têm saído à rua para protestar

Dans la même catégorie