ANP A Washington, le Premier Ministre nigérien échange avec le Vice-Secrétaire d’Etat américain sur la dénonciation des accords de défense entre les deux pays AIP La loi portant orientation de la politique nationale de promotion des PME en révision AIP La ministre Nassénéba Touré entame les consultations régionales des ANAFCI dans le District des Savanes AIP Moussa Sanogo félicite les dirigeants sociaux pour la performance des entreprises publiques MAP Mozambique: MSF au chevet des familles des naufragés de la province de Nampula AIP La Côte d’Ivoire et la province du Nouveau-Brunswick au Canada renforcent leur coopération multi sectorielle AIP La CCI-CI adhère au « Pacte mondial » des Nations Unies pour l’atteinte des ODD AIP REVUE DE PRESSE : Le point de presse du ministre gouverneur, Cissé Bacongo font les Unes des journaux ce vendredi AIP Les lauréats de la 1ère édition du concours de Dictée et de Mathématiques récompensés AIP La ministre Belmonde Dogo tisse des partenariats avec des organisations internationales aux Emirats Arabes Unis pour l’autonomisation des personnes vulnérables

Legislativas 2021: Eleições foram uma “boa prova” à democracia cabo-verdiana – Observatório Cidadania Activa


  21 Avril      25        Politique (25373),

 

Mindelo, 21 Abr (Inforpress) – O Observatório Cidadania Activa acredita que as eleições legislativas deste domingo foram uma “boa prova” à democracia cabo-verdiana, que sai assim “prestigiada”.
A organização não-governamental (ONG), cujo objectivo é a educação para cidadania, ressaltou o facto de as eleições para a escolha dos 72 deputados que compõe o parlamento cabo-verdiano terem decorrido de “forma ordeira e cívica”.
“Este comportamento habitual dos cabo-verdianos só engrandece a nossa democracia. Por isso, o Observatório quer, publicamente, dar os parabéns aos cabo-verdianos e, ao mesmo tempo, felicitar a todos os partidos políticos pela sua participação no pleito eleitoral”, sublinhou a ONG, em comunicado, reiterando a “boa prova” dada na democracia cabo-verdiana, que “sai assim prestigiada”.
O Observatório lamenta, no entanto, que a participação dos cabo-verdianos nesse processo eleitoral “tenha sido mais activa durante a campanha do que na hora de votar o que contribui para o aumento da taxa de abstenção”.
“A crise pandémica que o país vive teve também influência na elevada abstenção nestas eleições, visto que muitas pessoas, em quarentena, não conseguiram exercer o seu direito de voto”, sustentou.
A ONG acredita ser “positivo”, do ponto de vista democrático e cívico, a postura dos políticos que perderam as eleições e que de pronto aceitaram os resultados e felicitaram o partido vencedor.
“Mas, chamamos atenção para um ou outro aspecto menos bom: a utilização de imagem de crianças nos outdoors de campanha e da linguagem muitas vezes agressiva que os políticos utilizam para passar as suas mensagens”, criticou.
“Sem incidentes de maior”, o Observatório, como se lê no comunicado, considera que estas eleições legislativas foram “mais um bom momento da cidadania e que deve ser reforçado com a participação activa e responsável de todos na construção de um país mais próspero a todos os níveis”.
Os responsáveis aproveitaram para desejar ao novo executivo os “maiores sucessos” na condução dos destinos do país e que “tenha, sempre, a educação para a cidadania activa, consciente e responsável com um dos pilares essenciais da sua governação”.
“Passado este tempo de competição política é agora momento para unirmos esforços, sobretudo no combate à esta pandemia da covid-19 que, infelizmente, está a agravar-se. A responsabilidade de cada um de nós é grande e não podemos baixar os braços nesta luta”, concretizou.
O Observatório Cidadania Activa de Cabo Verde é uma ONG cuja missão essencial é a educação para a cidadania nas suas múltiplas vertentes e foi fundada a 16 de Março de 2019.
De acordo com os dados provisórios, disponibilizados no site oficial, www.eleicoes.cv, o Movimento para a Democracia (MpD) venceu o pleito com cerca de 49% dos votos e uma maioria absoluta no parlamento, com 37 deputados, de um total de 72.
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), com 38,5% dos votos, obteve 29 deputados, estando ainda por distribuir dois deputados relativos ao círculo da Europa e Resto do Mundo.
A União Cabo-verdiana, Independente e Democrática (UCID), que concorreu também aos 13 círculos eleitorais, obtém quatro mandatos entre os 72 eleitos, aumentando o seu escore parlamentar, que era de três.
As restantes três forças políticas concorrentes nestas sétimas eleições legislativas em Cabo Verde, Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS), Partido Popular (PP) e Partido Social Democrático (PSD) não conseguiram eleger qualquer deputado.

Dans la même catégorie