MAP Bénin : le gouvernement et la BAD lancent un projet pour stimuler le secteur de la pêche et de l’aquaculture MAP Mali: la mission de formation militaire de l’UE quitte le pays MAP Nigeria : Le bilan de l’incendie d’une mosquée porté à onze morts Inforpress Governo quer fóruns como espaços para jovens debaterem, projectarem e participarem na tomada de decisões Inforpress Esgrima: Victor Alvares de Oliveira qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 Inforpress Electra regista aumento em 2023 de mais de quatro mil clientes no pré-pago e 17 mil na tarifa social – PCA Inforpress Autor quer que nova geração conheça histórias antigas de São Nicolau com livro “Nhô Lila” ANP Niamey : Les ministres des affaires étrangères déterminés à faire de l’AES un outil privilégié de défense, de diplomatie et de développement (Conclusions réunion) APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / CEDEAO : Le président Faye appelle à consolider les acquis de l’intégration sous régionale APS SENEGAL-CULTURE / Avec des ”archives textiles”, Viyé Diba interroge la société de consommation

Embaixador de Portugal promete retoma de formação presencial de magistrados do Ministério Público


  28 Juin      24        Justice (1684),

 

Bissau,28 Jun 21(ANG) – O embaixador de Portugal na Guiné-Bissau promete para breve a retoma de formação presencial de magistrados do Ministério Público guineense tanto no país como em Portugal, com sinais de aproximação do fim da pandemia da Covid-19.
José Carroço, em declarações à imprensa, à saída de uma audiência com o Procurador Geral da República, disse que a situação da pandemia da Covid-19 teve consequências menos positivas no desenrolar da cooperação, porque houve actividades e iniciativas que tiveram que ser adiadas.

“Agora com o processo de vacinação contra a Covid-19, todos desejamos e acreditamos que está-se a aproximar-se do fim, não obstante que exige ainda o cumprimento das regras sanitárias, nomeadamente o uso de máscaras e o avanço do processo de vacinação. Vamos estar na altura para retomar as formações ao nível presencial dos magistrados em áreas específicas”, disse.

O diplomata português afirmou que, os magistrados do seu país podem vir a Guiné-Bissau para dar formação em áreas específicas e como também os do Ministério Público guineense podem deslocar-se à Portugal para o efeito.

“Além disso, vamos continuar a diligenciar apoios do ponto de vista de meios digitais e informáticos, de bibliotecas, livros especializados de Direito, como temos feito no passado, ao nível da nossa cooperação”, salientou.

José Carroço sublinhou que vão incentivar essa proximidade num sector tão importante como o da justiça para a consolidação desejada e de estabilização do Estado do Direito na Guiné-Bissau.

Por sua vez, o Procurador Geral da República disse que solicitou a audiência com o embaixador de Portugal no país para dar seguimento aos contactos e parcerias existentes no passado.

Fernando Gomes afirmou que apresentou ao diplomata português as necessidades do Ministério Público com destaque para a formação dos magistrados daquela instituição bem como servir de ponte com entidades lusas para a dinamização de futuras parcerias.

O Procurador Geral da República sublinhou que o embaixador de Portugal prometeu fazer tudo para facilitar essa ligação entre o Ministério Público e as diversas instituições judiciárias portuguesas.

Dans la même catégorie