AGP Guinée: Lancement officiel de la 1ère édition ‘’des Journées Portes ouvertes sur le monde du travail’’ ANP L’ONG Attakafoul offre 51 logements et un centre de santé aux populations démunis de Maradi MAP Soudan du Sud: Le Conseil de sécurité proroge d’un an le mandat de la Mission onusienne AIP Le Commandement des États-Unis pour l’Afrique (AFRICOM) et la Côte d’Ivoire renforcent leur collaboration en matière de sécurité AIP L’AN2DCI lance ses activités par la sensibilisation à la préservation de l’environnement AIP Euphrasie Yao reçoit le prix spécial femme d’exception et d’impact dans la promotion du genre à Yaoundé AIP L’aide du Canada à la Côte d’Ivoire s’élève à 40 milliards F CFA sur la période 2022-2023 (Officiel) MAP Inondations au Kenya: Le président Ruto ordonne l’évacuation des zones riveraines APS SENEGAL-CULTURE-ASSURANCES / ”StLouis’docs” : ”Tout est prêt pour que la 15e édition soit encore un succès” (co-organisateur) ANG Diplomacia/PR do Senegal já está no país

Tibo Évora representa Cabo Verde no ‘WorldWide Africa NetWork’


  25 Mai      52        Evénements (534), Photos (4436),

 

Sal Rei, 25 Mai (Inforpress) – O músico Tibo Évora representa Cabo Verde, hoje, no ‘WorldWide Africa NetWork’ (WAN), evento online criado para sensibilizar sobre a pandemia, a ser divulgado em todas as redes sociais e exibido em 200 canais africanos e asiático-pacífico.
Em entrevista à Inforpress, Tibo Évora disse que assim que recebeu o convite pensou teria que abraçar este projecto e representar Cabo Verde neste evento cultural online, que tem como padrinho o músico senegalês Youssou N´dour, para comemorar o dia da Africa, efeméride assinalado hoje.
“É uma honra juntar-me a artistas de renome para representar Cabo Verde e cantar África, no dia deste continente. Pensei que poderíamos aderir ao projecto e mostrar ao mundo que Boa Vista é uma ilha que é exemplo, para que outros países em dificuldade possam levantar perante o coronavírus”, afirmou Tibo Évora .
É neste contexto que este artista, nascido na França e que vive na ilha da Boa Vista, avançou que gravou uma mensagem explicando a realidade que o País vive de momento, destacando a união que resultou no “sucesso” da Boa Vista, na luta do novo coronavírus.
Segundo a mesma fonte, conseguiu-se com trabalho em conjunto com Câmara Municipal de Boa Vista, o Governo, Associação Comunitária Unidos pela Boa Vista (ACUB), SOS Bubista e a população que cumpriu, ao ficar em casa.
“Quero mostrar que a união fez a força e a ilha é prova deste sucesso, que merece ser divulgado ao mundo”, disse o artista, que se identifica como “cabralista”, daí apontou que traz esta ideologia na sua mensagem, baseada na prática do sentimento de união, sob a máxima “Unidade e Luta”, do herói nacional Amílcar Cabral.
“Pombinha”, do disco de Tibo Évora, é a música a juntar-se à bandeira de Cabo Verde no WAN, feita em parceria com a União Africana Brodcasting, que junta cantores e personalidades africanas como Angelique Kidjo, Fally Ipupa, Jummy Clief, Salif keita e o grupo Kassav, entre outros, para “sensibilizar o continente sobre a pandemia e pensar depois do coronavírus”.
Conforme o cantor, a música simboliza “fé, esperança e paz”, daí esta escolha para cantar ao continente africano e ao mundo no evento, que terá ainda debates, conferências e trocas de ideias, sobretudo para abordar o problema vivido neste período de crise sanitária, esperando ainda atingir cerca de 500 milhões de telespectadores.
“Vivemos um momento na história da humanidade que temos que reflectir, pensar e preocupar-se na família, e no próximo que amamos, é um momento para renascermos nos nossos pensamentos, nos nossos corações e na nossa relação com a humanidade”, analisou o cantor, que considera que “há que se ter mais responsabilidade no cuidado ao próximo, e na protecção de natureza”.
Tibo Évora almeja e disse ter fé que se vai construir “um mundo novo, com mais amor, mais saúde e mais solidariedade”.
O artista envia “força para a população de Santiago” e pede para que cumprem sobretudo o distanciamento social, uma das “condições primordiais” para “conseguir vencer e levantar a cabeça perante o inimigo invisível”.
“Não temos que nos descuidar, temos que pensar que isto não está no fim, porque a luta ainda não terminou. Unidade é luta”, reiterou.

Dans la même catégorie